domingo, 21 de setembro de 2008

Ortorexia


A mania de ser saudável hoje em dia esta aumentando, e a ortorexia também, que é um distúrbio caracterizado pela obsessão por alimentos saudáveis, é diferente de aneroxia, transtorno cuja sintoma é a recusa em se alimentar. Os anoréxicos querem emagrecer a qualquer custo. Os ortoréxicos querem ser sadios. Para isso, o indivíduo desenvolve uma obsessão por dietas que considera apropriadas. Normalmente carnes vermelhas e enlatados são banidos. Ingerem quase sempre frutas e legumes - de preferência orgânicos, risca do cardápio carnes brancas e passa longe de açúcares e farinha.

Os especialistas alertam que um indivíduo começa a ter prejuízos na sua vida pessoal e profissional. Pessoas com esse distúrbio não sai nem para comer fora e se vai na casa de alguém leva à sua própria comida.

A ortorexia não é considerada uma doença.Mas o grande temor é que evitem tantos os alimentos que, aí sim tornem-se vítimas da aneroxia, que pode levar à morte.
O tratamento para esse caso se baseia em medicação (antidepressivos) e psicoterapia.

Veja os sintomas da ortorexia:

- Gasta mais de três horas por dia pensando em dieta sadia
- Preocupa-se mais com a qualidade do que com o prazer de comer
- Sente culpa quando ingere algo que considera nocivo
- Isola-se pouco a pouco. Recusa-se, por exemplo, a ir em restaurantes ou à casa de amigos onde servem alimentos que não acha adequados.

0 comentários: