quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Seres mais velhos do mundo


Bactéria

O campeão dos campeões Bacillus permians, encontrada no Novo México em 1999: 250 milhões de anos. Ela estava encapsulada em um pedaço de rocha de sal e foi ressuscitada em laboratório. Quando essa bactéria nasceu, o planeta atravessava uma grande extinção em massa, que acabou com 70% das espécies terrestres e criou as condições para o surgimento dos dinossauros.

Planta terrestre

Em terra, o vegetal mais idoso é um arbusto de espécie Lomatia tasmanica, que fica na Tasmânia(Austrália). Trata-se de uma planta rara, que tem 3 pares de cromossomos, é estéril e só se reproduz por mudas. Em geral, cada indivíduo vive 300 anos atrás, quando nossa espécie estava chegando à Europa, onde se encontraria com os neandertais.

Planta Aquática

Entre os vegetais, ninguém bate a gramineia Posidonia oceânica, encontrável no fundo dos mares de Ibiza, no Mediterrâneo. No ano passado, pesquizadoers americanos e portugueses descobriram que uma colonia da planta, com 8km de extensão, estava viva há 100 000 anos, a época em que o Homo sapiens só existia nas savanas africanas. a poluição tem diminuído as colonias dessa espécie em 3%ao ano.

Animal

No reino animal, o recorde fica para um espécime do molusco Artica islandica. O maior ancião da espécie, encontrado na Islândia em 1868, morreu com 374 anos - ele estava vivo em 15512, quando Michelangelo terminou de pintar o teto da Capela Sistina. O Arctica é seguido de perto por Adwaita uma tartaruga de Galápagos que morreu aos 256 anos, e por uma baleia branca que viveu por 245 anos.

domingo, 21 de setembro de 2008

Ortorexia


A mania de ser saudável hoje em dia esta aumentando, e a ortorexia também, que é um distúrbio caracterizado pela obsessão por alimentos saudáveis, é diferente de aneroxia, transtorno cuja sintoma é a recusa em se alimentar. Os anoréxicos querem emagrecer a qualquer custo. Os ortoréxicos querem ser sadios. Para isso, o indivíduo desenvolve uma obsessão por dietas que considera apropriadas. Normalmente carnes vermelhas e enlatados são banidos. Ingerem quase sempre frutas e legumes - de preferência orgânicos, risca do cardápio carnes brancas e passa longe de açúcares e farinha.

Os especialistas alertam que um indivíduo começa a ter prejuízos na sua vida pessoal e profissional. Pessoas com esse distúrbio não sai nem para comer fora e se vai na casa de alguém leva à sua própria comida.

A ortorexia não é considerada uma doença.Mas o grande temor é que evitem tantos os alimentos que, aí sim tornem-se vítimas da aneroxia, que pode levar à morte.
O tratamento para esse caso se baseia em medicação (antidepressivos) e psicoterapia.

Veja os sintomas da ortorexia:

- Gasta mais de três horas por dia pensando em dieta sadia
- Preocupa-se mais com a qualidade do que com o prazer de comer
- Sente culpa quando ingere algo que considera nocivo
- Isola-se pouco a pouco. Recusa-se, por exemplo, a ir em restaurantes ou à casa de amigos onde servem alimentos que não acha adequados.