segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Métodos Contraceptivos em cadelas e gatas



Bom hoje resolvi falar sobre este assunto, para você saber como lidar com essa situação, e falar para seu vizinho ou se você mesmo tem um pet para dar um jeito.

Os medicamentos que utilizam drogas, chamados progestágenos (vacina anti-cio ), que são ministradas através de injeções ou de comprimidos, são eficientes para evitar uma possível prenhez, porém devem ser utilizadas uma pessoa que entenda do ciclo estral das cadelas e gatas, pois não podem ser indicadas quando esses animais se encontram em uma das fazes do ciclo ou prenhez, pois um efeito colateral grave pode ocorrer que é a infecção de útero (piometra), também havendo o risco de longo prazo causarem tumores nas mamas.
A medida definitiva, ou seja castração, é um dos métodos mais seguros e eficientes para se evitar a prenhez indesejada e o próprio cio. Desde que feita por Médicos Veterinários e local apropriado (clínicas ou hospitais veterinários), é o método de escolha de uma minoria, mas com sucesso em todas. Indica-se a castração (Ovario Salpingo Histectomia) quando não se quer a reprodução de determinada fêmea, não há efeitos colaterais importantes, apenas um leve aumento de peso em determinadas cadelas/gatas, porém se feito um acompanhamento médico adequado pode-se amenizar o problema.
Mitos como agressividade e diminuição da vida utíl cadela são invenções dos tempos, hoje em dia sabe-se que que uma cadela ou gata castrada tem uma qualidade ótima de vida em alguns casos de prolongamento da própria, em função do cuidado com a alimentação e a não administração de progestágenos.

0 comentários: